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Brand Assurance

As tecnologias digitais capacitam os fabricantes de alimentos.

À medida que o consumidor se torna mais ávido por informações sobre a autenticidade dos alimentos, os fabricantes precisam garantir que estão preparados para oferecer total transparência e rastreabilidade.

A boa notícia é que já podemos observar mais evidências dos processadores buscando obter um entendimento mais profundo de sua cadeia de fornecimento e de como os dados e a IA podem ser utilizados para fornecer informações úteis para a tomada de decisões conscientes.

Como indústria, a quantidade de dados sobre produtos gerados pelas empresas é surpreendente. O desafio é como combinar eficientemente os dados de fontes internas e externas para gerar um panorama real dos riscos mais significativos à integridade do produto. É nesse ponto que a aplicação da IA – sustentada por uma taxonomia de risco sólida – entra em cena, ajudando a identificar o foco dos esforços de mitigação de risco e intervenção.

Embora o uso de IA para conhecer melhor os hábitos do consumidor e desenvolver novos produtos seja bastante comum, sua utilização ainda é relativamente nova para a maioria das empresas de alimentos ao estabelecer transparência para mitigar o risco do produto. As empresas estão cada vez mais utilizando dados de recalls de produtos, bem como falhas em seus próprios produtos e auditorias de rede de suprimentos, para obter uma margem em relação à prevenção de riscos.

No entanto, a transparência dos riscos críticos de fornecimento usando os próprios dados da empresa tem seus limites. Faz-se necessária uma abordagem colaborativa entre as partes interessadas da indústria; porém, há alguma hesitação em compartilhar redes confiáveis com a cadeia de fornecimento. Algumas empresas relutam em compartilhar dados e informações entre empresas, mas não é possível obter a transparência total sem a construção de confiança.

Com os fabricantes buscando um futuro altamente digitalizado, a porta fica aberta para o possível roubo de dados em toda a cadeia de fornecimento. Em última análise, a integridade do produto é colocada em risco , aumentando as chances de fraude e recalls de produtos. Portanto, para que se obtenha a transparência de riscos, é essencial que as organizações se perguntem como podem construir a confiança de que estão protegidas contra ataques básicos; quais planos de recuperação estão em vigor caso ocorra um ataque, e até que ponto os fornecedores terceirizados estão preparados.

Soluções blockchain

Há mais iniciativas digitais e blockchain em desenvolvimento. O SecQuAL (Secure Quality Assured Logistics for Digital Food Ecosystems), por exemplo, é um consórcio que combina fornecedores de tecnologia com garantia, inicialmente com foco na aplicação de etiquetas inteligentes na produção de suínos para reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a confiança do consumidor.

O SecQuAL possibilitará que uma nova geração de inovadores de alto crescimento baseados no Reino Unido desenvolva tecnologias essenciais e integradas, que apóiam a crescente digitalização e transparência da proveniência das cadeias de fornecimento de alimentos por meio dos benefícios das tecnologias blockchain.

As etiquetas inteligentes, que estão em desenvolvimento, são identificadores digitais exclusivos que podem ser fixadas aos alimentos, permitindo que sejam rastreados e monitorados em tempo real. A tecnologia pode ser aplicada para fornecer informações sobre a proveniência dos alimentos, monitorar as condições da cadeia de frio, prever com mais precisão o prazo de validade e até mesmo permitir feedback direto dos consumidores aos produtores. As etiquetas inteligente também podem identificar gargalos e ineficiências nas cadeias de fornecimento, além de permitir supervisão e conformidade regulatórias remotas.

Considerações finais

A dimensão do varejo on-line e o processamento do volume de transações e suprimentos necessários significam que a tecnologia crescerá em importância. A digitalização de processos, e o consequente afastamento da análise baseada em papel, tornará os fabricantes mais eficientes, permitindo-lhes entender melhor seus processos, fazer as melhorias necessárias e prever riscos.

O gerenciamento e o compartilhamento de dados entre todas as partes interessadas por meio de blockchain e IA se tornarão fundamentais para uma compreensão mais profunda da cadeia de fornecimento e proporcionarão transparência aos consumidores, permitindo que tanto clientes como fabricantes tomem decisões mais conscientes.

Em última análise, para que o futuro digital se torne realidade, é necessário reconhecer a importância dos dados compartilhados. Nenhuma empresa pode fazer isso sozinha. Deve haver responsabilidade compartilhada para criar uma rede de abastecimento de alimentos transparente e de ponta a ponta.

Publicado originalmente em Food Manufacture, agosto de 2021.

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